Sinal Verde para o Constálica Rallye Vouzela


A 20 dias de pilotos e máquinas voltarem a colorir as estradas da região de Lafões, Vouzela recebeu a apresentação oficial do rali promovido pela Promolafões, tendo sido divulgadas as linhas mestras da próxima edição do rali.

 

O Constálica Rallye Vouzela, na estrada nos próximos dias 21 e 22 de Setembro, irá manter no ponto de vista desportivo, muitas semelhanças com as edições passadas. Dois dias, quatro secções, 193,49 quilómetros em piso de asfalto, 80 dos quais a percorrer contra o cronómetro, é este o desafio que se coloca às equipas participantes no Constálica Rallye Vouzela.

 

Com arranque marcado para as 21h30 do dia 21 de Setembro com a já tradicional super-especial noturna este ano denominada “Toscca Street Stage Vouzela” , os participantes vão percorrer o traçado urbano com 1,60 quilómetros de extensão, desenhado nas principais artérias de Vouzela. No dia 22 serão disputadas as especiais de Moçâmedes/Multisac (9,15 km), a percorrer por duas vezes, às 9h55 e 11h39; Senhora do Castelo/Constálica (6,09 km), com tripla passagem pelas 10h18, 14h32 e 16h18; e Penoita/SIN Profile (13,50 km), igualmente com três passagens, pelas 10h36, 14h50 e 16h31. A chegada ao pódio está prevista para as 17h13, procedendo-se posteriormente à cerimónia de entrega de prémios.

O rali terá uma estrutura muito compacta, o que permitirá por exemplo que os reconhecimentos decorram facilmente, num evento com cada vez mais maturidade e emotividade, e este ano, conotado com uma cor bastante mais verde e ecologicamente responsável.

 

As equipas, pilotos, técnicos e público em geral voltarão assim a testemunhar a capacidade promocional desta prova pontuável para o Campeonato Centro de Ralis, Campeonato Portugal GT Ralis, Campeonato Portugal Clássicos Ralis, Desafio Kumho Asfalto e Centro, e o Challenge 1000.

 

Uma das maiores novidades apresentadas para esta edição prende-se com o modelo de organização logística, e com o novo projeto de cariz ambiental denominado “RACE4ECO”, que visa reduzir a pegada ecológica que a organização do evento provoca no meio ambiente, sem beliscar a qualidade organizativa, um selo de marca que já se encontra vinculado ao Constálica Rallye de Vouzela pelo sucesso das passadas edições.

 

Numa nova demonstração da capacidade da Promolafões, entidade promotora da prova do Gondomar Automóvel Sport (GAS), o trabalho tem sido intenso na idealização de ações, e providenciando meios e conhecimento para que seja efetivamente viável minimizar ao máximo o impacto no meio ambiente decorrente da organização do rali. Estão previstas ações de sensibilização global, utilização de viaturas com tecnologias mais amigas do ambiente, utilização de matérias primas bio-degradáveis em todos os materiais a produzir, disponibilização de ecopontos e investimento adicional na gestão dos resíduos produzidos em torno do evento, com tudo a ser pensado no sentido de garantir um resultado efetivo com a cooperação de todos os envolvidos.

 

Sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), e com renovado apoio da Constálica e da Câmara Municipal de Vouzela, a competição do GAS reforça a região de Lafões como uma região com condições ímpares para a realização desta prova, confirmando que a paixão pelos ralis que continua a mover praticantes e adeptos, não é incompatível com um comportamento ambientalmente responsável e de efetiva redução da pegada ecológica. O lema do Constálica Rallye Vouzela será assim, a redução, reciclagem e reutilização.